Queimadas contra a Dengue

A Prefeitura Municipal de Queimadas, através da Vigilância Epidemiológica informa que atualmente conta com 18 Agentes de Endemias em campo, na árdua luta contra os focos do mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue.

Os profissionais verificam todas as caixas d’água, inclusive as fechadas e cada canto e/ou espaço, tampas de garrafas, vasilhas, vasos de plantas etc., e realizam testes.

Atenção:

Na natureza, os ovos do A. aegypti podem sobreviver até 450 dias fora d’água. Os ovos adquirem resistência ao ressecamento muito rapidamente, em apenas 15h após a postura. A partir de então, podem resistir a longos períodos de dessecação – até 450 dias, segundo estudos. Apesar de viver apenas 45 dias, se no verão a larva leva de 8 a 10 dias para chegar à fase adulta, no inverno poderá levar até 20 dias por causa da temperatura da água. No calor, a fêmea se sente mais à vontade para se alimentar e colocar os ovos.

Dois ou três dias após o contato com o líquido, os ovos viram larvas e dias depois chegam na fase da pupa. Esse ciclo dura cerca de 48 horas e, ao término, se transformam em mosquitos adultos.

Ajude-nos a combater o Mosquito da Dengue!

Queimadas, uma saúde melhor para todos nós!