Aconteceu dia 13/12 (quarta-feira) na Câmara de Vereadores de Queimadas a Audiência Pública sobre ataque de cães a rebanhos e a situação de animais de rua na sede do município, que contou com a  presença da comarca, Dra. Promotora Nubia Rolim, Dra. Promotora Letícia de Santa Luz,  Policia Civil, Policia Militar, Guarda Municipal, representantes de entidades dos municípios de Retirolândia e Valente, Criadores de caprinos e ovinos, entidades do terceiro setor, ONG Anjos sem Lar (proteção aos animais), sociedade civil, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, vereadores (a), secretários e representantes do Poder Executivo municipal.

Foram debatidas as principais questões referentes ao tema e tiradas várias dúvidas inclusive sobre a legislação, o qual ficou constatado que é um problema que atinge à todas as esferas da sociedade, inclusive causando prejuízos à economia das pessoas e do município como um todo.

Ficou acordado entre os entes presentes que será formada uma comissão mista para dar os necessários encaminhamentos visando a amenização desse tão grave problema.

Dentre os destaques também foi ventilado a necessidade e a possibilidade de um censo animal através dos agentes de saúde do município e o cadastramento do tutor e do animal além da rastreabilidade dos cães tanto na sede como na zona rural e o aumento da verba para castrações de cadelas.

As demais propostas serão também analisadas pela comissão.