Academia de Capoeira ACAVAM – Um símbolo de Resistência e Cultura

A Associação de Capoeira Volta ao Mundo (ACAVAM), foi fundada em 05 de fevereiro de 1996 por Mauro Sérgio M. Damasceno e alunos.

Mauro Serpentty, como é conhecido na capoeira, na época professor, começou ministrar aulas em 1992, quando houve a necessidade do Mestre Babalu migrar para São Paulo a trabalho, deixando a Associação de capoeira Cordão de Ouro na responsabilidade dos mais graduados, que mais tarde viria a ficar somente aos cuidados do professor Mauro Serpentty.

Em São Paulo, o mestre Babalu deu continuidade ao movimento, porém com o crescimento do grupo e com o nome idêntico ao renomado Cordão de Ouro do mestre Suassuna, teve que trocar de nome, hoje Ginga Bahia. Durante a caminhada tiveram a mesma necessidade e, aproveitando a oportunidade de criar uma identidade para o seu trabalho, foi criado o grupo ACAVAM que apesar de grupos diferentes, Mauro Serpentty hoje Mestre, nunca deixou de ser aluno do mestre Babalu.

A ACAVAM atualmente tem sua sede no município de Queimadas com filiais nas cidades de Cansanção, Nordestina, Salvador e São Paulo, fazendo Jus ao nome “Volta ao Mundo”, levando a cultura, a ginga e os ensinamentos da Capoeira Queimadense.

A Academia de Capoeira Volta ao Mundo conta com o apoio do Governo Flor Primeira do Sisal, através da Secretaria de Educação e Departamento de Cultura.