PROJETO GLAUCOMA - Secretaria de Saúde conclui mais uma edição do programa com Atendimento Oftalmológico e Entrega de Colírios para pacientes cadastrados

Neste domingo (08/02) foi dia de Avaliação Oftalmológica e Entrega de Colírios para os pacientes cadastrados no PROJETO GLAUCOMA, com um total de 111 atendimentos, a Secretaria Municipal de Saúde de Queimadas realizou a ação no Teatro Jayme Salgado, o projeto é uma parceria do município com o programa com financiamento do FAEC (Fundo de Ações Estratégicas e Compensação, do Ministério da Saúde), numa parceria com a Clínica dos Olhos Adrivana Cunha.

> O Glaucoma provoca lesão no nervo óptico e no campo visual. Como muitas vezes não apresenta sintomas, a doença pode se agravar e provocar a perda progressiva da visão, levando a total cegueira.

Por isso é importante o diagnóstico precoce, que pode ser feito pelo oftalmologista em consultas de rotina, cujo tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Por não apresentar sintomas frequentes, é fundamental que a comunidade visite um oftalmologista anualmente. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão. A prevenção é realizada por exame oftalmológico cuidadoso em que o médico faz a medida da pressão intra-ocular, o exame do fundo de olho e, quando necessário, o de campo visual.