Jovens do NUCA realizam passeio ecológico

Os Jovens do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), através da Secretaria de Educação, das comunidades de Fazenda de Cima, Cancelas, Várzea do Curral e da sede do município, realizaram neste domingo 17/09. a última etapa do Projeto NUCAS pelo Clima com um passeio ecológico na comunidade de Várzea do Curral.

O Objetivo foi conhecer as propriedades de Dona Vanda e Seu Arnaldo, Joanice e a casa de farinha comunitária da localidade. Com o apoio do Programa Sertão Forte, Dona Vanda e Seu Arnaldo possuem uma Unidade de Conservação e Multiplicação de Galinhas da Raça Sura,  assim como a horta com uma extensa variedade de pimentas, mamões e hortaliças 100% naturais que são comercializados na sede do município e região.  Os adolescentes puderam aprender sobre o processo de captação de água através do processo chamado de “cisterna calçadão”.

Em seguida se dirigiram para a propriedade de Dona Joanice onde está implantado o processo de Bioágua, que aproveita a água para reuso e irrigação de produtos da agricultura familiar, com uma imensa variedade de hortaliças e plantas.

Após as devidas explicações sobre os processos de filtragem da água, os jovens foram até a comunidade a casa de farinha da comunidade para conhecer uma casa de farinha e seu funcionamento.

Segundo informações do Coordenador Luciano Suzart a próxima atividade do NUCA, será para tratar do tema: Setembro Amarelo, uma campanha de combate e prevenção ao suicídio.

O passeio foi finalizado com um lanche e muita descontração:

O Programa Sertão Forte, é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, e tem o apoio da Cáritas, Sindicato dos Trabalhadores (a) Rurais de Queimadas, Pró Semiárido, ARESOL  e COOPCAF.