Você sabe o que são os CAPS e como eles funcionam?

Os Centros de Atenção Psicossocial atuam como uma equipe multidisciplinar avaliando as necessidades do usuário, considerando seu contexto histórico, social e psicológico, e constrói o Projeto Terapêutico Singular – PTS.

Em Queimadas o atendimento humanizado se faz presente através da acolhida e escuta qualificada do cidadão (a), de forma a perceber e encaminhar o usuário para etapas posteriores, se necessário.

O primeiro atendimento serve para obter um diagnóstico do quadro clínico do paciente, que permanece em acompanhamento. Na unidade o paciente tem acesso a consultas médicas, oficinas terapêuticas, acolhimento, terapia em grupo e fornecimento de medicamentos.

A Equipe Multidisciplinar do CAPS no município dispõe de recepcionista, psicólogas, assistentes sociais, clínico geral, psiquiatra, técnico (a) de enfermagem e auxiliar de serviços gerais, além do apoio da GCM.

“Estamos aqui para ajudar o cidadão no que for necessário. Precisamos informar a população que o CAPS é um local em que todos se ajudam. Importante lembrar que agora em setembro teremos a Campanha de Prevenção ao Suicídio, denominada Setembro Amarelo. Precisamos quebrar o preconceito”. Relatou a Coordenadora do CAPS Suellen Varjão.

O Centro de Atenção Psicossocial de Queimadas funciona de segunda a sexta feira das 8h às 17h initerruptamente e está localizado na Rua Gildo Fernandes Lima 242, próximo a EMBASA.