Emergência e Urgência, Qual a Diferença?

Você já viu em hospitais, ambulâncias, prontos-socorros e postos de atendimento, placas com os enunciados: urgência ou emergência?

Creio que respondeu “sim”, pois são termos muito comuns aos tipos de ambientes citados acima.

Mas como diferenciá-los? Parecem ter o mesmo significado, não é mesmo?"

Urgência e emergência são situações comuns em hospitais, instituições de saúde e no atendimento pré-hospitalar (serviços de ambulância). No entanto, por mais que envolvam cuidados médicos semelhantes, não são sinônimos.

O que é urgência?

Como o próprio nome diz, urgência é todo o quadro de saúde que precisa ser resolvido rapidamente. Em um pronto atendimento, por exemplo, diz respeito aos casos que precisam ser atendidos rapidamente, com o mínimo tempo de espera possível, mesmo sem risco iminente de morte. O atendimento rápido serve para que os pacientes não sofram complicações e tenham uma melhora dos sintomas rapidamente.

O que é emergência?

As emergências precisam ser atendidas por um time de profissionais de saúde de forma rápida e eficaz, preferencialmente em um ambiente com recursos médicos para suporte de vida, seja uma sala de emergência ou ambulância equipada. O que caracteriza uma emergência é o risco iminente de morte e a necessidade de adotar rapidamente medidas diagnósticas e terapêuticas de suporte à vida.

Quais as diferenças principais entre urgência e emergência?

Como visto, a principal diferença entre urgência e emergência está no fato de que o segundo caso apresenta maiores riscos para a vida do paciente. Dessa forma, é fundamental observar as diferentes características de cada situação.

De todo o modo, tanto os quadros urgentes quanto os de emergência devem ser encaminhados rapidamente para os serviços de saúde. Quanto antes for realizada a intervenção clínica ou cirúrgica, menores são os riscos para a saúde e o bem-estar do paciente.

Fonte de pesquisa: (einstein.br)